Análise dos times do Campeonato Brasileiro de 2009

Esse campeonato, na minha opinião foi o melhor na era dos pontos corridos.Lá em cima o Flamengo virou líder na penúltima rodada e o foi hexa depois de 17 anos de espera da torcida. Antes o líder era o São paulo com o seu começo péssimo de ano, sofreu para recuperar mas fez um excelente 2º turno e foi a famosa "dor do quase". E antes disso o Palmeiras era líder disparado com 19 rodadas liderando 32 no G-4 e na última rodada perdeu para o Botafogo e saiu do G-4. O favorito desde o início era o Inter que conseguiu um começo de campeonato muito bom manteve, deixou escapolir alguns pontinhos de graça com a saída de Nilmar, mas no fim voltou a ser o Inter de sempre. O Cruzeiro, depois da decepção na final da Libertadores, com a lesão de Kléber não começou o campeonato como queria, mas depois o Adilson fez suas modficações e com sua torcida empurrando e incentivando conseguiu a última vaguinha da Libertadores.O Avaí fez uma das mais impressionantes campanhas que eu já vi, no começo era lanterna, porém conseguiu uma incrível invencibilidade de 11 jogos sem perder e mantiveram um lugar pertinho do G-4. O Atlético MG antes de começar o campeonato se achava que ele ia lutar para não cair porém Diego Tardelli, (que fez a sua melhor temporada da sua carreira) e cia consiguiam o que parecia ser impossível:
Ser líder do mais disputado campeonato do mundo. Depois com muita gente querendo ser campeão perdeu sua liderança, dormia algumas vezes na liderança mas vacilaram nas 5 últimas rodadas e ficaram fora até do G-4. O Grêmio fez a campanha mais maluca que eu já vi, em casa empurrado pela torcida, não perdeu um jogo sequer, mas fora de casa...Venceu só do rebaixado Náutico. Você vê a torcida faz A diferença. O Goiás com seu 1º turno excelente, vice liderança com um elenco excepcional. Mas todos os times tem um porém e com o Goiás não foi diferente. Eu ainda não entendi o que houve com o Goiás que estava na vice-liderança e de repente caiu de produção, só sei que o Fernandão não deu tão certo no Goiás como era de se esperar. O Corinthians, favorito no começo por alguns comentaristas, depois que contratou Ronaldo que no campeonato não brilhou muito no Corinthians e não entendi porque o Ronaldo participou do "Craque do Brasileirão" e Corinthians normalmente vencendo, perdendo e empatando ficou na metade da tabela nem ruim nem bom . O Barueri com um começo que ele era conhecido como "A surpresa do campeonato", com a revelação Fernandinho e com o artilheiro Val Baiano nada dava errado no começo mas as coisas mudar e ele perdeu 6 posições. O Santos que não se deu muito bem com esse negócio de pontos corridos ficou lá em baixo. O Vitória sem nenhum investimento foi nas apostas conseguia suas goleadas no começo do campeonato em casa mas não conseguiu manter e ficou mais pra baixo. O Atlético PR com um investimento forte mas sem resposta. O Botafogo como sempre com seus altos e baixos jogando como um time melhor do que o estado mas futebol é resultado, sofrendo com os erros da arbitragem e no último fogo conseguiu uma vitória sobre o Palmeiras e não foi rebaixado. O Fluminense até mais do 2º turno fazia péssimas exibições, 99% de chance de cair, mas um fenômeno tinha voltado ás Laranjeiras:
Cuca .
E logo disse:
-Não vejo nenhum problema de treinar o Fluminense.
Mas a missão era praticamente impossível mas com a volta de Fred com O Conca querendo jogar o Fluminense não perdeu mais no campeonato e viraram para torcida "guerreiros". O Coritiba que na ante-penúltima rodada já falavam que ele praticamente não tinha mais chance de cair , porém a matemática não explica o futebol e o Coritiba perdeu de 4 para o Cruzeiro aí ele só podia vencer o Fluminense, não tinha mais outra escolha pois o Botafogo estava vencendo o Palmeiras e eles não jogaram tão bem quanto jogam em casa, foram rebaixados e para piorar tiveram um prejuízo de $ 500 mil porque os torcedores destruiram o Couto Pereira. O Santo André em nenhuma parte do campeonato mostrou vontade de jogar, com um time muito experiente mas sem preparo físico, foram rebaixados mas sem drama. O Náutico que ficou praticamente todo o campeonato lá em baixo mas brigava, tentava e até mostrou um poder de reação contra o Corinthians mas a tarefa era muito difícil e foram rebaixados. O Sport com sua fraca diretoria, com a perda da Libertadores, com a perda de Nelsinho, foi rebaixado com muitas rodadas de antecedência.

Antonio Nunes Aragão
 
Related Posts with Thumbnails